| hmin
A Rede Globo divulgou na tarde deste sábado, 13 de julho, uma nota respondendo as acusações do candiato do PSB à Presidência da República, Anthony Garotinho. O presidenciável divulgou uma carta na noite de sexta-feira acusando a Rede Globo de ter censurado uma resposta sua sobre as gravações de uma conversa em que supostamente autoriza assessores a pagar suborno a um fiscal da Receita Federal, em 1995. Na nota deste sábado, a rede de televisão informa que os candidatos têm recebido "tratamento igual e equlibrado" em todos os telejornais da rede.
Durante entrevista no Jornal Nacional, na última terça-feira, 9 de julho, Garotinho havia se comprometido a liberar a divulgação das fitas. Na quarta-feira, ele recuou e disse que só liberaria as gravações se fossem veiculadas também acusações suas contra os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e José Serra, do PSDB.
O editor-chefe e âncora do Jornal Nacional William Bonner esclareceu na noite de sexta-feira qua a emissora só não divulgou a reportagem sobre as gravações e a defesa de Garotinho porque o candidato gravou um depoimento sobre o assunto atacando Lula e Serra, com insinuações sem provas. Bonner acrescentou que considera legítimo Garotinho se defender, mas que a TV Globo não veicula insinuações sem provas contra quem quer que seja.
Leia a íntegra da nota da Rede Globo:
"Em relação à nota divulgada pelo candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, a TV Globo esclarece:
1) Os telespectadores são nossas principais testemunhas de que os candidatos têm recebido tratamento igual e equilibrado em todos os nossos telejornais - a série de entrevistas no Jornal Nacional é apenas o exemplo mais recente. E assim continuaremos a agir em relação a todos os candidatos.
2) Na própria nota que divulgou, o candidato Garotinho reconhece que solicitou à TV Globo que mantivesse em sua defesa os ataques que fez aos candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do PSDB, José Serra, ataques que não guardam relação com o caso das fitas de Garotinho e que, na verdade, são insinuações sem prova contra adversários. Ontem, em entrevista coletiva gravada, Garotinho admitiu a jornalistas que de fato fizera tal solicitação à TV Globo. Basta rever a gravação da coletiva e reler a nota oficial.
3) Nesse sentido, a TV Globo reitera o que disse ontem no Jornal Nacional: o bom jornalismo nos impede de veicular insinuações sem provas contra quem quer que seja. Como a proibição que Garotinho obteve na Justiça continua em vigor, a TV Globo vai aguardar a decisão do STF sobre o assunto para que, então, os brasileiros possam conhecer o conteúdo das fitas com denúncias envolvendo o candidato Garotinho em pagamento de propina a fiscal da Receita Federal.
4) Essa é toda a verdade. A imprensa brasileira tem dado mostras de maturidade e competência, desempenhando bem o seu papel fundamental de informar. A TV Globo continuará no mesmo caminho.
Central Globo de Comunicação
São Paulo, 13 de julho de 2002".
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.